Pinhal confirma crescimento superior a 20% no retorno do ICMS

Pinhal confirma crescimento superior a 20% no retorno do ICMS

O Município de Pinhal confirmou o segundo maior crescimento do Estado do Rio Grande do Sul no índice de retorno do ICMS para 2021. Os dados agora são oficiais e confirmados pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/RS).

No índice provisório divulgado no mês de setembro, Pinhal apresentava um crescimento de 19.68% e conseguiu aumentar este número para 20,2% após a apresentação de recursos junto a Secretaria Estadual da Fazenda.

Este é o segundo maior crescimento do Estado e o maior na região da Amzop. Nos últimos oito anos o município de Pinhal acumula um crescimento de 134,50% no índice de retorno do ICMS.

O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o indicador utilizado para a distribuição destes recursos no Estado, determinando a quota-parte de cada uma das 497 cidades gaúchas sobre as receitas do ICMS. O Estado tem a obrigação de transferir aos municípios 25% do total arrecadado, e o IPM é o indicador de repasse.

O prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, destaca que este crescimento é fruto de um trabalho em conjunto da Administração Municipal e a população. “Valorizamos e corremos atrás de cada centavo gerado como arrecadação no Município, em contra partida temos uma comunidade empreendedora e muito trabalhadora que move a nossa economia e faz a município crescer com o suporte da municipalidade”, resume o gestor.

Pelizari destaca ainda, que o crescimento na arrecadação significa mais investimento em saúde, educação, infraestrutura e agricultura, retornando em benefício para todos os munícipes.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Pinhal