Prefeito comemora conquista de R$ 5 milhões para o Cigres

Pouco mais de 30 dias após decretar emergência em virtude da falta de espaço para armazenamento de lixo em seus depósitos, o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), localizado em Seberi, anuncia uma notícia positiva. Conforme o presidente do órgão e prefeito de Pinhal, Edimilson Pelizari, foram empenhados, no dia 27 de dezembro, R$ 4,9 milhões, do Ministério do Meio Ambiente, em favor do consórcio.

Os recursos são oriundos de direitos difusos do Ministério da Justiça e vêm para atender proposta do Cigres, cadastrada por meio de edital, para aquisição de um trator sobre esteiras, uma retroescavadeira sobre esteiras, dois caminhões-caçamba e oito caminhões para coleta de lixo. Atendendo atualmente 31 municípios, o consórcio recebe, em média, 55 toneladas de resíduos por dia.

Apoio político

De acordo com o presidente do Cigres, a destinação do recurso foi possível graças ao apoio do senador Luis Carlos Heinze e da intermediação do seu assessor, Renato Bonadimann. “Foi fundamental o empenho e articulação política do Renato, da equipe e do próprio senador junto ao Governo Federal para que esse momento fosse possível. A alegria é imensa porque quando trabalhamos com foco e determinação no bem comum e coletivo, as coisas tendem a dar certo. Obrigada ao coordenador-geral do Cigres, Luiz Carlos Benedette e à equipe, que estão no dia a dia de trabalho e aos colegas prefeitos, pela confiança”, destacou Pelizari em suas redes sociais.

Convênio

No final de novembro, por meio de convênio, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) anunciou a liberação de um trator esteira ao consórcio, auxiliando nos trabalhos do aterro sanitário. Com a medida, o Cigres passou a economizar R$ 20 mil/mês, já que o maquinário utilizado para socar e espalhar os resíduos era terceirizado. O prazo de duração é de um ano, podendo ser renovado por igual período.

De acordo com o secretário de Agricultura, Covatti Filho, a secretaria tem, entre seus objetivos, colaborar no desenvolvimento dos pequenos municípios que precisam de políticas públicas estaduais.

Fonte: Jornal Folha do Noroeste